Conheça a cultura Inca de Machu Pichu, no Peru

Entenda porque centenas de milhares de turistas viajam todo ano para as famosas ruínas de Machu Pichu

Tido como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade pela UNESCO em 1982, o Santuário Histórico de Machu Picchu, no Peru, atrai cerca de 500 mil turistas todos os anos. Pessoas interessadas em ver de perto as famosas ruínas da cidade achada dos Incas e também as belezas naturais desse, que é um dos principais parques da América do Sul.

Mas será que o destino é essa Coca-Cola toda mesmo? O que tem de interessante para fazer por lá? E além disso, como preparar uma viagem para Machu Pichu?

É o que iremos responder aqui no post. Confira!

A história de Machu Pichu e dos incas

1_pano_machu_picchu_

Antes de começar, que tal saber um pouco mais sobre a história desse lugar?

Descoberta meio que sem querer em 24 de julho de 1911 pelo antropólogo norte-americano Hiram Bingham (que na verdade estava à procura da legendária cidade de Vilcabamba), Machu Pichu está cravada na Cordilheira dos Andes e estima-se que foi construída por volta do século XV pelos Incas, um povo considerado dos mais modernos daquele tempo.

Milho, batata, abobrinha, feijão, pimenta, amendoim, tudo isso foi produzido na época através de modernas técnicas de hibridização e agricultura inventadas pelos Incas. Além disso, eles também desenvolveram técnicas impressionantes de terraceamento que foram usadas para levantar suas cidades e lavouras em uma região bastante inclinada como a da cordilheira. E isso sem falar dos métodos de preservação de comida que eles usavam e que até hoje intrigam os estudiosos.

Ou seja: passar por Machu Pichu é uma aventura que pode te levar a pensar a respeito dos mistérios que rondam essa cultura (afinal, como era possível que eles soubessem de tantas coisas sem ter contato com nenhuma outra civilização moderna?).

O que fazer em Machu Pichu


Tirando de lado esse lado fantástico, nada melhor do que falar sobre tudo que você precisa conferir em Machu Pichu.

Pois bem, o fato é que, a menos que você faça a trilha a pé até a região, não existe muito o que ver por lá em mais de 1 dia. Por isso a melhor pedida é acordar cedo e partir para lá para aproveitar o dia inteiro.

Chegando nas ruinas você não pode deixar de conferir: El Templo de las Tres Ventanas, o relógio do sol de Intihuatana, a área das Terrazas, que é onde ficavam as plantações da cidade, o Setor Nobre, onde ficavam os governantes e, se tiver fôlego, subir até o pico de Huayna Picchu, a maior montanha do porque, de onde é possível ver toda a região.

Agora, para aproveitar tudo isso é preciso planejar e preparar sua viagem com bastante atenção.

Preparando a sua viagem

A belíssima catedral do centro de Cusco

A belíssima catedral do centro de Cusco

Para curtir o passeio até Machu Pichu é preciso ficar de olho em alguns detalhes que muitos turistas acabam deixando de lado (e não raro se tornam problemas para quem tem pouco tempo a perder durante a viagem).

  • Como o acesso dos turistas é limitado, a melhor ideia é comprar com antecedência os ingressos para visitar o parque através do site www.machupicchu.gob.pe
  • Evite passar por lá aos domingos, já que é o período em que o parque fica mais cheio
  • Se vai viajar até Machu Pichu a melhor pedida é ficar pelo menos um dia em Cusco, a cidade com maior infraestrutura da região e que já demos como dica aqui no blog
  • Tome bastante chá de coca para evitar o mal da altitude (que lá é de 3.500 metros)
  • Aproveite para conhecer o local entre os meses de maio e setembro para evitar o período chuvoso
  • Não se preocupe em encontrar guias antes de chegar no Parque. Por lá com certeza haverão vários outros disponíveis para te ajudar no passeio.

Com um visual arrebatador e muitas histórias para contar, Machu Pichu não é um patrimônio tão importante a toa. Por isso, se estiver procurando um excelente destino para passar as suas férias, não esqueça de colocar o Peru como opção e, claro,  Machu Pichu como um dos programas da viagem.

Quer saber de outras dicas de viagem? Então siga a nossa fanpage no Facebook e se conferir nossos pacotes para Machu Pichu e Peru, envie agora mesmo um e-mail para ibr@ibrturismo.com.br ou, se preferir, ligue para um de nossos telefones – (31) 3384-2490 ou (31) 3384-6263.