Lugares que você precisa conhecer: Ilha de páscoa, no Chile

Saiba como ir e quantos dias ficar na Ilha de Páscoa, um dos destinos mais procurados do Chile (e do mundo)

Descoberta bem no domingo de Páscoa de 1722, a Ilha de páscoa, cravada a 3500 quilômetros da costa no Chile, é a fronteira mais distante da América do Sul e também um dos destinos mais cobiçados pelos turistas de todo o mundo. E não é por menos: com um visual ímpar e vários resquícios da cultura Rapa Nui, o local é cercado não apenas por cenários impressionantes como também por muita história (e mistérios).

Quer saber mais sobre a Ilha e porque você precisa colocá-la em seu plano de viagens? Então vem com a gente!

Os moais e a cultura Rapa Nui

Os moais da Ilha de Páscoa

Os moais da Ilha de Páscoa

Espalhadas por toda a sua extensão, as 887 esculturas gigantes, também conhecidas como Moais, são de longe o grande ícone da Ilha de Páscoa. E a história delas é bem legal.

Podendo atingir 10 metros de altura e pesar até 88 toneladas, estima-se que estas obras foram esculpidas na ilha entre os anos de 1400 e 1600, simbolizando ancestrais míticos e líderes tribais que viveram por lá na época. No entanto, se tudo isso não bastasse, é interessante perceber que até bem pouco tempo atrás ninguém havia entendido como que o povo daquela época havia conseguido colocar de pé estátuas tão grandes sem ajuda dos mecanismos que temos hoje — a resposta está neste vídeo da National Geographic.

Agora, não é só de moai que vive a ilha.

Os vulcões Rano Kau e Rano Raraku

O topo de Rano Kau

O topo de Rano Kau

Assim como no resto do seu território, este pedacinho do Chile também tem seus vulcões: Rano Kau e Rano Raraku. E dá para ir até o topo de qualquer um deles.

Em ambos os casos é possível ir tanto de carro quanto de bike ou a pé (o caminho até topo é de pouco mais de 3 km). No entanto é preciso ficar de olho com as chuvas, bastante presentes na ilha, e que podem melar os planos dos aventureiros.

No topo de Rano Kau é possível observar o um dos 3 únicos reservatórios naturais de toda a ilha, enquanto no Rano Raraku o turista é contemplado com um sítio arqueológico contendo boa parte dos Moais do destino.

A praia de Anakena

A belissima Anakena

A belissima Anakena

Com águas de temperatura agradável e cristalinas, a praia de Anakena é a queridinha de quem visita a Ilha de Páscoa, sendo considerada a mais bonita do lugar e a com melhor infraestrutura (é um dos únicos lugares onde é possível encontrar ao mesmo tempo comidas, bebidas e artesanatos fora de Hanga Roa, o centro da Ilha).

Quantos dias ficar na Ilha de Páscoa

Easter-Island-rapa-nui-culture-tour-e1460049361291

Por causa de sua extensão, o ideal é ficar pelo menos 4 dias na Ilha de Páscoa para aproveitar direito as atrações, principalmente por ser um lugar onde vira e mexe chove, atrapalhado a programação de quem vai com o tempo corrido.

Além disso, é bom ter em mente que o voo até a ilha dura cerca de 5 horas, logo, é bom deixar um prazo para o descanso durante a estadia.

Qual a melhor época para ir

Dancers_Rapa_Nui_Easter_Island_Chile-1400x700

Apesar das chuvas, o fato é que o clima na ilha costuma ser quente durante boa parte do ano (a sua temperatura média anual fica em torno dos 22ºC), por isso, se você quiser fugir um pouco do movimento, a dica é ir no inverno, quando existem menos turistas por lá e a temperatura cai para cerca de 20ºC.

Ah, vale lembrar que em fevereiro ocorre a maior festa da Ilha de Páscoa, a Tapati, com muitas competições de força, destreza e dança entre os nativos.

Pronto, agora que você já sabe por que a Ilha de Páscoa é um dos lugares que você precisa conhecer, que tal ir até lá com a gente?

Envie um e-mail para ibr@ibrturismo.com.br ou ligue para (31) 3384-2490 ou (31) 3384-6263 e confira os nossos preços e pacotes de viagem tanto para a Ilha de Páscoa quanto para todo o restante do Chile.