Puerto Varas – um pedaço da Alemanha bem no sul Chile

Com um visual arrasador, a cidade chilena de Puerto Varas é uma ótima pedida para quem está a procura de boa comida e daquele friozinho do sul do continente.

“Bariloche”. Essa é a resposta que quase todo turista dá quando pensa em um lugar estiloso e friozinho aqui na América do Sul, certo? Bem, nem tanto. De uns anos para cá muita gente tem conhecido as belezas de outros lugares tão interessantes e bonitos quanto, como é o caso de Puerto Varas, uma cidadezinha localizada no sul do Chile, colonizada por alemães e que não fica devendo em nada à sua vizinha argentina.

Ah, então você nunca ouviu falar de Puerto Varas? Não sabe o que tem de bom para fazer por lá? Ótimo! Então esse post foi feito para você. Quer ver só? Então confira!

A cidade das rosas

Puerto Varas: a estilozíssima cidade das rosas e da cultura alemã

Fundada no final do século XIX por colonos alemães que viviam na região do lago Llanquihue, Puerto Varas é conhecida como sendo a cidade das rosas – nome dado graças a quantidade dessas plantas que nascem por lá. Uma cidade que hoje conta com pouco mais de 40 mil habitantes (que vivem praticamente do turismo) e um projeto arquitetônico que busca manter o visual europeu herdado das tradições de seus primeiros moradores.  

Tradições essas que não ficam apenas no campo da arquitetura.

A deliciosa gastronomia de Puerto Varas

Com diversos restaurantes, bares e hamburguerias, Puerto Varas também ganha pontos por dar ao turista que passa por lá uma baita experiência gastronômica, misturando algumas receitas típicas da Alemanha com detalhes da culinária chilena. Veja só alguns exemplos do que estamos falando. 

Cassis

As gigantescas e deliciosas tortas do Cassis - Crédito da foto: Fabiana Gigli

As gigantescas e deliciosas tortas do Cassis – Crédito da foto: Fabiana Gigli

Considerado um dos mais badalados cafés e restaurantes da cidade, o Cassis tem um excelente cardápio que mistura comida alemã e chilena. No entanto, aqui o destaque mesmo fica por conta de suas tortas, 100% produzidas com receitas europeias e vendidas em gigantescos pedaços.

Rua dos Foodtrucks

Os estilosos Foodtrucks da Patagônia - Crédito da foto: Southern Cone Travel

Os estilosos Foodtrucks da Patagônia – Crédito da foto: Southern Cone Travel

Quem curte uma gastronomia mais estilizada, porém, sem frescuras, a pedida é dar uma passada na pequena rua de Foodtrucks, logo ao lado do pier central de Puerto Varas. Uma rua onde é possível comer desde deliciosas porções de batas e almoços (caprichados) até hambúrgueres. Tudo com um padrão de qualidade de fazer inveja em muito trailer aqui do Brasil.

Shoper Puerto Varas

A belíssima vista de quem resolve experimentar os hamburgers do Shoper - Crédito da foto: Kelson Douglas

A belíssima vista de quem resolve experimentar os hamburgers do Shoper – Crédito da foto: Kelson Douglas

Agora, já que falamos de hambúrgueres, quem curte esse tipo de prato e não dispensa uma boa cerveja, a pedida é ir no Shoper, um restaurante bem cool, localizado de frente para o lago Llanquihue. Um lugar com uma excelente carta de cervejas artesanais – mais de 100! – e aquele tipo de hambúrguer gourmet que a gente tanto gosta.

O cardápio do Shopper - Crédito da Foto: Kelson Douglas

O cardápio do Shopper – Crédito da Foto: Kelson Douglas

E vale também dizer que não fica caro comer por lá. Com 50 reais é possível experimentar um belo hamburgão, umas 2 ou 3 cervejas e ainda aproveitar a vista para o vulcão Osorno.

O visual da região dos lagos andinos

Puerto Varas e sua estonteante vista para o Lago Llanquihue e o Vulcão Osorno - Crédito da foto: Not Here For A While

Puerto Varas e sua estonteante vista para o Lago Llanquihue e o Vulcão Osorno – Crédito da foto: Not Here For A While

Bem, além de contar com ótimos restaurantes e de servir como base para você ir para outras cidades próximas  (como Frutillar e a Ilha Grande de Chiloé), Puerto Varas também ganha pontos por causa do visual da região, que é extremamente limpa – sério, tudo lá é bem organizado e limpo – e conta com a beleza do Lago Llanquihue e do Vulcão Osorno que podem ser visto praticamente de qualquer ponto da cidade.

Mas, para falar melhor sobre toda a natureza que cerca essa região, vamos deixar para um próximo post onde daremos dicas com tudo que tem para ver e aproveitar por ali 🙂

Considerada uma das cidades mais encantadoras do Chile, Puerto Varas é um excelente destino que pode ser aproveitado tanto no inverno (quando é possível aproveitar a neve) quanto no verão (quando os turistas correm para os lagos e rios da região). Por isso, se você estiver caçando um bom lugar para conhecer aqui na América do Sul, não pense duas vezes antes de conferir essa cidade.

Agora, se você curtiu esse nosso post, aproveite para curtir também a nossa fanpage e saber de outras dicas por lá.

Ah, e não se esqueça de tirar suas dúvidas sobre Puerto Varas ou até pedir um orçamento para conhecer essa cidade aqui mesmo em nossa caixa de comentários. Estamos aguardando o seu contato.