Roteiros da melhor idade: Araxá

Banhos nas Termas do Tauá Grande Hotel e passeios onde Dona Beija passou. Estes são apenas alguns dos melhores roteiros da melhor idade da cidade de Araxá.

Aquela ideia do aposentado que passa o dia todo sentado na poltrona da sala já era! Segundo dados da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens) os idosos hoje correspondem a 15% da carteira de clientes das empresas especializadas em turismo no Brasil. Um público que, só em 2013, movimentou cerca de 1,62 bilhão de reais com viagens e passeios pelo país e pelo mundo. Agora, mesmo com todos esses números, o fato é que nem toda cidade está preparada para atender corretamente esse tipo de turista. O que não é o caso de Araxá, um dos melhores destinos em Minas para o pessoal da melhor idade.

Mas o que tem de especial em Araxá? É o que mostraremos aqui no post. Confira!

Porque os turistas da melhor idade adoram Araxá

O Grande Hotel de Araxá

O Grande Hotel de Araxá

Quando falamos que a cidade de Araxá é uma das preferidas do público da terceira idade não estamos da boca… ou melhor, do blog para fora.

Segundo um levantamento feito pela Fundação Instituto de Administração, os destinos preferidos pelos idosos costumam ser:

  • áreas serranas (ponto para Araxá)
  • áreas rurais (outro ponto para a cidade)
  • cidades culturais (mais um ponto!)
  • resorts (Araxá tem também)

E aí, com a cidade tendo tudo isso, não é por menos que toda semana dezenas de turistas procuram as agências atrás de pacotes para esse destino.

Dai vem a pergunta: mas o que essa turma toda costuma fazer quando vai para Araxá? Ora, muita coisa!

Passeios históricos

Em 1986 a extinta TV Manchete levou ao ar a novela Dona Beija, uma produção que contava a história de uma – se não a maior – personalidade que já passou pela cidade de Araxá: a jovem Ana Jacinta de São José, que no final acabou sendo conhecida como Dona Beija. Por isso, um dos maiores atrativos da cidade é justamente o passeio pelos locais históricos por onde andou essa personagem.

 Maitê Proença, a estrela da novela Dona Beija, de 1986.

Maitê Proença, a estrela da novela Dona Beija, de 1986.

Dito isso, temos a Fonte da Dona Beija – onde é possível tomar banhos e duchas em cascatas em suas águas medicinais, além de receber massagens. – e até o Museu Histórico de Araxá Dona Beija.

Banhos terapêuticos

As águas termais do Tauá Hotel de Araxá - Créditos da foto: Blog do Tauá Hotel

As águas termais do Tauá Hotel de Araxá – Créditos da foto: Blog do Tauá Hotel

Bem, já que falamos de banhos e duchas, é bom lembrar que a cidade também é famosa por causa de suas águas sulfurosas, vindas de fontes naturais. Logo, quem resolve passar alguns dias na cidade também pode aproveitar para tomar alguns banhos terapêuticos nas Termas de Araxá, com águas a 37ºC e duração média de 20 minutos.

Os próximos eventos do Grande Hotel

Ah, e por falar em Termas de Araxá e turistas da terceira idade, vale lembrar que entre os dias 2 e 18 de setembro, acontece por lá a 5ª edição da Semana da Melhor Idade, um evento do Tauá Hotel de Araxá que contará com bingo, gincanas (inclusive na piscina), intervenções dos Taualegres, sauna liberada, bailes, serviços das Termas com descontos e um aguardado show do artista Moacyr Franco.

Moacyr Franco, o destaque do 5ª edição da Semana da Melhor Idade

Moacyr Franco, o destaque do 5ª edição da Semana da Melhor Idade – Créditos da foto: Divulgação

Viu como não faltam opções para o pessoal da melhor idade em Araxá? Então que tal dar um pulinho na cidade?

Quer saber quanto custa um pacote para Araxá? Então fale com a gente: envie um e-mail para ibr@ibrturismo ou se preferir ligue para um de nossos telefones – (31) 3384-2490 ou (31) 3384-6263.