O que fazer nas férias de janeiro no sul do Brasil

Com várias opções tanto para quem viaja com a família quanto com a galera, o sul do Brasil é uma ótima pedida para quem quer aproveitar as férias de janeiro sem sair do país.

De acordo com o Estudo da Demanda Turística Doméstica no Brasil realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), desde 2012 pelo menos 18,5% dos viajantes brasileiros tem feito da região sul do país uma das mais procuradas durante as férias de janeiro. E isso não é pouca coisa!

Mas o que é que tanta gente procura fazer por lá em épocas de pouco frio? O que é que tem de bom para fazer no verão por aquelas bandas? É o que veremos por aqui. Confira!

Assistir a Vindima no Vale dos Vinhedos

A vindima e a colheita das uvas no vale dos vinhedos - Crédito da foto: Revista Sabores do sul

A vindima e a colheita das uvas no vale dos vinhedos – Crédito da foto: Revista Sabores do sul

Nós já fizemos um post inteiro aqui para o blog falando apenas sobre o que fazer no vale dos vinhedos durante a primavera (e se você ainda não conferiu, é bom dar uma olhada por lá), época em que as plantações ficam mais floridas e dão um charme e mais no passeio.

Agora, se você está indo para o sul no verão, existe outro bom motivo para também dar uma ida até as vinícolas: a vindima, ou melhor, a colheita das uvas!

Sim, é isso mesmo, de 19 de janeiro a 19 de março de 2017 acontece a colheita do fruto que mais tarde será transformado em vinho. E aí, para celebrar o momento, várias cidades (como a estilosa Bento Gonçalves) acabam realizando shows e apresentações típicas que enchem os olhos dos turistas.

Um programa indicado para toda a família nessa época.

Pegar uma praia em Balneário Camboriú

O visual arrasador da Praia das Taquaras

O visual arrasador da Praia das Taquaras

Não importa se você está viajando com a família, com a turma ou com a dupla de sempre: o que não faltam são opções do que fazer em Balneário Camboriú nas férias de janeiro.

Para a família

Quem vai com a família pode aproveitar a praia central, bem no meio da cidade ou até dar uma esticada até a Praia das Laranjeiras ou ao Beto Carrero World, que fica a pouco mais de 40 km de distância.

Para os mais baladeiros (e aventureiros)

Não está indo com a família e quer curtir um pouco mais o lugar? Então cole na Praia dos Amores ou na Praia das Taquaras, com suas águas cristalinas e ondas um pouco maiores — que fazem dela uma das preferidas pelos surfistas — e também na região de Estaleirinho onde, durante o verão, vários DJs costumam comandar o som.

Planeta Atlântida 2017

O-Rappa

O Rappa, uma das atrações que já passaram pelo Planeta Atlântica – Crédito da foto: Reduto do Rock

Considerado um dos maiores eventos de música do Brasil, o Planeta Atlântica, que em 2017 rola entre os dias 3 e 4 de fevereiro, na cidade Saba, em Atlântida, no Rio Grande do Sul, é outra boa opção para quem for passar uma parte de janeiro e começo de fevereiro na região sul do país.

Mas se você não sabe o que costuma tocar por lá, basta saber que em 2016 os produtores apresentaram shows de nomes bem variados como:

  • Natiruts
  • Thiaguinho
  • Wesley Safadão
  • Baile do Dennis com Valesca Popozuda + Mc Guimê
  • Fresno
  • Cachorro Grande

Ou seja: tem para todo gosto.

Passar uns dias na Ilha do Papagaio

A maravilhosa Ilha do Papagaio , em Palhoça

A maravilhosa Ilha do Papagaio , em Palhoça

Não tem só a Rota Romântica para quem deseja aproveitar o sul do Brasil ao lado da grande paixão.

Localizada na região de Palhoça, em Santa Catarina, a Ilha do Papagaio é uma ilha particular aberta ao público que conta com 142.000 metros quadrados de pura Mata Atlântica que completam a paisagem de quem resolve passar alguns dias isolado do resto do mundo (mas com toda a estrutura e charme).

Patinar no gelo em Gramado

Snowland: um dos melhores programas para as férias de janeiro no sul com a família - Crédito da foto: Mariana viaja

Snowland: um dos melhores programas para as férias de janeiro no sul com a família – Crédito da foto: Mariana viaja

Quer aproveitar as férias de janeiro, mas faz questão de pegar um friozinho? Dá para fazer isso! É só reservar um dia para ir até o Snowland, o primeiro parque de neve indoor das Américas.

Um lugar onde é possível não só aproveitar algumas temperaturas mais baixas como ainda patinar ou até esquiar nos mais de 8 mil m² cercados por neve artificial e gelo, muito gelo.

Com várias opções tanto para quem viaja com a família quanto com a galera, o sul do Brasil é uma ótima pedida para quem quer aproveitar as férias de janeiro sem sair do país. Mas para aproveitar mesmo, é bom já ir planejando desde já!

Quer saber quanto fica um pacote para a região sul durante as férias do começo do ano? Então vale com a gente: envie um e-mail para ibr@ibrturismo.com.br ou ligue para um de nossos números — (31) 3384-2490 ou (31) 3384-6263.