O que você precisa saber antes de viajar para Fernando de Noronha

Tudo que você precisa saber para planejar sua viagem para Fernando de Noronha e para a Baía do Sancho, a praia mais bonita do Brasil!

De acordo com a Administração Fernando de Noronha, pelo menos 94.151 turistas passaram pela ilha no ano passado. Um número que pode até parecer pequeno, mas que muda de figura quando lembramos por lá moram pouco mais de 2900 habitantes. E agora, com o  Conjunto Histórico do Arquipélago fazendo parte do Patrimônio Cultural do Brasil, pode ter certeza que o que não irá faltar é viajante querendo passar alguns dias neste grande cartão postal brasileiro.

Mas qual é a melhor época para ir até Fernando de Noronha? Quanto tempo é legal ficar neste destino? O que não pode faltar em uma viagem para a ilha? São essas e outras perguntas que iremos responder aqui no post.

Confira!

Melhor época para viajar para Fernando de Noronha

Pacote de viagem para Fernando de Noronha

Aproveite o sol e o mar em Fernando de Noronha – Crédito da foto: Juliana Vignola

Quem não está afim de encarar um passeio com chuva em Fernando de Noronha deve focar seus esforços em visitar o destino entre os meses de agosto e fevereiro, que é quando tem o período mais seco por lá. Porém, se o lance mesmo for pagar barato na viagem, o melhor é ir entre abril e junho, a baixa temporada da região.

Outras dicas tem a ver com o tipo de mar que o turista espera encontrar.

Os meses de agosto e setembro são aqueles que apresentam um mar mais calmo, tipo piscina e bom para a prática de mergulho. Já para quem procura algumas ondas e um cenário um pouco mais agitado, a ideia é ir entre dezembro e março (que de quebra, também são alguns dos meses mais badalados de Fernando de Noronha).

Quanto tempo ficar?

Pacote de viagem para Fernando de Noronha

A lindíssima Baía do Sancho, a praia mais bonita do Brasil.

Como o arquipélago conta com pouco mais de 26 km² de extensão, a verdade é que uma semana é mais do que o suficiente para conhecer de cabo à rabo do local — e para quem só deseja ir nos pontos mais famosos e pegar uma praia, 3 dias já está ótimo.

Outro ponto que deve ser levado em consideração ao pensar no tempo que o turista irá ficar em Fernando de Noronha é o valor que ele deseja gastar na viagem, afinal, na cidade, graças às suas taxas de preservação, cada dia realmente conta.

A Taxa de Preservação Ambiental

Para visitar Fernando de Noronha e até algumas de suas atrações, como a Baía do Sancho (tida como a praia mais bonita do Brasil pelo Traveller’s Choice Awards do TripAdvisor), além da Taxa de Preservação Ambiental, a TPA, o turista pode ter que desembolsar alguns reais por conta da taxa de visitação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

A TPA pode ser paga através do site www.noronha.pe.gov.br

O que levar?

Pacote de viagem: BH - Fernando de Noronha

Como estamos falando aqui de um arquipélago da região nordeste do Brasil, estamos falando também de um local bastante quente e com algumas opções restritas, tanto de formas de pagamento quanto de produtos para consumo. Por isso é bom levar o seguinte em uma eventual viagem:

  • Dinheiro — Apesar de aceitarem cartão de crédito e débito em boa parte de Fernando de Noronha, é comum em lugares isolados ocorrer a queda do sistema bancário ou de comunicação. Além disso, ainda existem passeios que só aceitam o bom e velho pagamento em espécie.
  • Repelente — Em épocas de calor, nada melhor do que se prevenir das irritantes picadas de mosquitos (que existem aos montes nas trilhas das ilhas).
  • Snorkel e pé de pato — Independentemente de quantos dias você pensa em ficar em Fernando de Noronha, mais cedo ou mais tarde você ficará com vontade de praticar mergulho por lá. E aí, nada melhor do que levar o seu próprio conjunto de Snorkel e pé de pato do que precisar alugar alguns do que são oferecidos na cidade (por algo em torno de 20 reais).

Como chegar em Fernando de Noronha

Para chegar até as ilhas é possível ir em algum voo a partir de Recife e Natal — lembrando que apenas as linhas Azul e Gol oferecem passagens até o destino.  Mas, se não quiser ficar quebrando cabeça com toda a logística de viagem de Belo Horizonte até Fernando de Noronha, basta conversar com alguns de nossos consultores aqui da IBR Turismo.