Como fazer transporte de animais em viagens de avião

Saiba como levar seu animalzinho de estimação junto com você na sua próxima viagem.

A gente sabe que não é nada fácil ficar muito tempo longe do nosso animalzinho de estimação, mesmo quando o motivo é uma boa e merecida viagem. E por isso, não é raro encontrar turistas que levam seus amiguinhos de 4 ou menos patas junto com eles para alguns destinos. Mas como fazer isso? Como levar um pet em uma viagem de avião?

É o que iremos responder por aqui neste post. Confira!

Documentos necessários para a viagem do bichinho

Como deixar essa gracinha para trás?

Como deixar essa gracinha para trás?

O ponto inicial de qualquer viagem é sempre o planejamento. E quando a viagem envolve um bichinho, aí que o planejamento é importante mesmo!

Por exemplo: se você está indo para uma viagem interna, por dentro do país, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) exige que a carteira de vacinação esteja devidamente atualizada. Ou seja: a última vacina deve estar entre 30 dias até 1 ano antes da data do embarque.

Em casos de voos internacionais ainda é preciso descolar um Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), um documento que só é dado por veterinários do Ministério da Agricultura. Profissionais que normalmente você pode encontrar em aeroportos internacionais.

Além disso, é bom ter em mente que cada país tem uma regra para a liberação ou não da entrada de animais e por isso é interessante verificar quais são elas antes de seguir viagem — Ilhas Galápagos (Equador), Austrália, Nova Zelândia, Papeete (Taiti) e Inglaterra, por exemplo, são lugares que não permitem a entrada de animais de outros países.

Ah, é bom lembrar que no caso de cães guia e animais de assistência emocional, a entrada do animal no avião é liberada facilmente, sem custo adicional para o passageiro.

Raças de cachorros que não se dão bem em viagens de avião

pexels-photo (2)

Seu cachorrinho é um pug? Bem, então temos uma má notícia para você: cães braquicefálicos (como o Buldogue Francês, o Boston Terrier, o Pequinês, o Boxer, o Buldogue Inglês, o Shih Tzu e outros de focinho achatado) não são permitidos no embarque por causa de sua dificuldade de respiração (a síndrome respiratória braquicefálica), que pode ser agravada durante o vôo.

Regras da caixa de transporte (kennel)

Descolou um jeito de levar seu bichinho com você, mas ele não poderá ir na cabine? Então o jeito é arrumar uma boa caixa de transporte, ou kennel, para ele!

E aí as regras para essa caixa são as seguintes:

  • Seu tamanho deve permitir que o animal fique de pé e dê uma volta de 360° em torno de si.
  • Ela precisa ser feita de material rígido o suficiente para segurar a onda de possíveis impactos durante a viagem.
  • Ela precisa ser aberta o suficiente para garantir a segurança do animal, porém, fechada na medida para garantir a segurança dos profissionais que forem movê-la para dentro e fora da aeronave.
  • O chão da caixa de evitar que as fezes e urina do animal vazem para fora.

Valores de transporte de animais

Bem, aqui o que vale é olhar diretamente em cada companhia, já que as tarifas são diferentes e costumam mudar bastante de tempos em tempos. Mas só para ter uma ideia, hoje, no dia da publicação desse post, o transporte pela Avianca saía por R$ 200 por trecho no compartimento de carga. Mesmo valor praticado pela Gol.

 

Gostou do post? Então aproveite para conferir outros aqui no blog 🙂