Roteiros românticos: Penedo, no Rio de Janeiro

Colonizado por finlandeses e cercada pela Serra da Mantiqueira, Penedo é um excelente destino de fim de semana para os casais

Quando pensamos em cidades aqui do Brasil com clima serrano e jeitão de Europa normalmente nos lembramos de alguns destinos localizados mais ao sul do país, não é mesmo? No entanto, é bem ali no (ensolarado) Rio de Janeiro que fica um dos lugares mais procurados pelos casais que buscam por algum canto com todas essas características aí de cima. Estamos falando de Penedo, um pequeno distrito do município carioca de Itatiaia que vem chamando cada vez mais a atenção dos turistas por causa do seu clima, suas belezas naturais e também sua cultura finlandesa, herdada dos seus primeiros habitantes.  

Quer saber mais sobre essa beleza de lugar? Então vem com a gente!

Um pedaço da Finlândia no Brasil

Dança folclórica no famoso Baile Finlandês da cidade - Crédito da foto: Penedo.com

Dança folclórica no famoso Baile Finlandês da cidade – Crédito da foto: Penedo.com

Antes de começar, que tal um pouquinho de história? Pois a de Penedo começa lá nos anos 20 do século passado, quando o imigrante finlandês Toivo Uuskallio resolveu vir para o Brasil para iniciar uma colônia com foco na alimentação vegetariana (e com abstenção de bebidas alcoólicas, chá e café) aqui no país. Uma ideia que deu muito certo, principalmente por causa da ajuda que o rapaz teve do pastor Pennanen e de Mikko Airila, dois amigos de Uuskallio que ajudaram o sujeito no recrutamento de interessados em largar aquela terra mais fria em busca de uma vida sem carne aqui nos trópicos.

O baile finlandês

Gostou desse resumão sobre a fundação da cidade? Então fique de olho porque todo primeiro sábado do mês o Clube Finlândia lá de Penedo celebra a história dos seus colonizadores com o famoso Baile finlandês que atrai os turistas com muita comida, rock, samba e polka.

Trilhas e cachoeiras

Uma das cachoeiras (ótimas para banho) lá de Penedo

Uma das cachoeiras (ótimas para banho) lá de Penedo

Com muitas cachoeiras (como a Cachoeira de Deus, a das Três Cachoeiras e a Serrinha do Alambari) e diversas trilhas, Penedo é um ótimo destino para aqueles casais que gostam de aventura e não conseguem tirar o pé da natureza. E o melhor: dá para conhecer todas essas maravilhas a cavalo, a pé, de bike ou até mesmo com os quadriciclos que podem ser alugados na cidade.

Mas se você não é tão chegado assim em aventura e prefere ficar mais quietinho com a dupla num final de semana, não tem problema. O que não falta por ali é programa para fazer a dois.

O clima romântico de Penedo

O visual da entrada do Jardim Secreto

O visual da entrada do Jardim Secreto

Com um cardápio bastante variado e um ótimo clima, o restaurante Jardim Secreto é uma boa pedida para os casais que estão passando pela cidade.

Ah, prefere algum lugar com música (boa) ao vivo? Então cole no Jazz Village Bistrô, outra excelente opção que, como diz o nome, traz o melhor do Jazz em seu cardápio.

Durante o dia não tem erro: basta dar uma passeada pelas ruas da cidade para se apaixonar por Penedo, afinal, com o visual da Serra da Mantiqueira e aquela arquitetura com jeitão de Europa, não tem como não se encantar com a região. Algo que sempre acerta em cheio os corações dos mais apaixonados.

Com um visual impressionante e muito estilo, Penedo é um pequeno achado no sul do estado do Rio de Janeiro que pode ser conferido em apenas um fim de semana. Por isso, se estiver pensando em dar aquela escapadinha da cidade na sexta à noite, essa é uma das nossas principais dicas para você.

Gostou dessa dica? Então se liga lá na nossa fanpage do Facebook e fique por dentro de várias outras.