Serra dos órgãos: um ótimo passeio para você fazer no feriado

Sem saber o que fazer em Teresópolis durante o feriado? Então confira essa dica.

A floresta e a serra. Créditos da foto: Mandy Val Cast

A floresta e a serra – créditos da foto: Mandy Val Cast

Ficar na cidade no feriado? Que nada! O que você acha que de aproveitar esse dia a mais de folga da semana para se aventurar em um dos cenários mais impressionantes de todo o país: a Serra dos Órgãos. Um lugar que, desde o final da década de 30, abriga milhares de espécies de plantas e animais ameaçadas de extinção, além de algumas das trilhas mais desafiadoras para os amantes do trekking no Brasil.

Acha que não dá conta do recado? Pois saiba que, ao contrário do que parece, desbravar os 30 quilômetros de matas e montanhas que separam as cidades de Teresópolis e Petrópolis é uma tarefa mais fácil do que você imagina. Dúvida? Então confira o nosso post e comece a pensar melhor nessa ideia.

O parque nacional da Serra dos Órgãos

Considerado o terceiro parque ecológico mais antigo do país, o PARNASO, ponto de partida para as trilhas da Serra dos Órgãos, tem o maior número de trilhas do Brasil e conta com mais de 200 quilômetros de extensão. E, além da travessia de Teresópolis à Petrópolis, vale lembrar que ele também abriga o primeiro ponto de escalada tupiniquim: o Dedo de Deus. E isso além da Agulha do Diabo, uma das 15 melhores rochas para se escalar no mundo segundo os especialistas.

Qual a melhor época do ano para fazer a travessia Teresópolis / Petrópolis?

Durante todo o ano é possível fazer a travessia que liga as duas cidades do estado do Rio, no entanto, as épocas mais indicadas são as do outono e inverno, que é quando raramente chove por lá e o clima seco ajuda o turista a atravessar melhor o percurso – que, vale dizer, é recheado de maravilhosas cachoeiras.

Quantos dias são necessários para fazer a travessia da Serra dos Órgãos?

Visão do Dedo de Deus - créditos da foto: Carlos Vieira

Visão do Dedo de Deus – créditos da foto: Carlos Vieira

Ao todo é possível fazer todo o percurso em 3 dias, sendo que o primeiro, começando por Petrópolis, o caminho termina no Abrigo do Açu, lugar onde é possível tanto dormir e tomar banho no chalé construindo na área quanto acampar do lado de fora dele.

O segundo dia, o turista vai do Açu até a Pedra do Sino, passando por um caminho repleto de pequenas escaladas que podem ser feitas na mão sem ajuda de aparelho. Já na Pedra é possível novamente dormir tanto do lado de fora, no camping, quanto no abrigo. No entanto, aqui vale a pena lembrar que a altitude passa dos 2.200 metros de altura e a região costuma contar com temperaturas abaixo de zero em alguns dias.

Já nas últimas 24 horas do tour, o viajante começa na Pedra do Sino e termina em Teresópolis. O ponto de chegada da aventura.

Acampando na trilha

Acampar na trilha é muito fácil: basta pagar a taxa (que hoje fica em R$ 18,00) e assim descolar a licença para montar a barraca em um dos pontos sinalizados do caminho.

Visão do topo da Serra - créditos da foto: David M

Visão do topo da Serra – créditos da foto: David M

Onde ficar antes da aventura

Quem quiser chegar um dia antes da travessia e já ir se acostumando com o clima, pode optar por acampar em uma das duas cidades do trajeto.

  • Área de camping em Teresópolis

Camping Quinta Barra

Antônio Maria, 100 – 5ª Barra,

(21) 2643-1050

  • Área de camping em Petrópolis

Vale da Paz Selva Camping

Estrada Do Taquaril, 5200

(24) 99961-5779

Guias para a trilha da Serra dos Órgãos

Como nem todo mundo conta com GPS e nem tem experiência em fazer esse tipo de trekking, a administração do PARNASO aconselha os aventureiros de primeira viagem a buscar algum guia que conheça a área. E para isso, eles disponibilizam e atualizam regularmente essa lista onde você pode encontrar diversos contatos que irão te ajudar na travessia.

Gostou da nossa dica de viagem? Então conte pra gente o que achou aí em nossa caixa de comentários.