3 motivos para você aproveitar o Vale dos Vinhedos na primavera

Que tal passar alguns dias no Vale dos Vinhedos, uma das regiões mais bonitas e interessantes do Brasil?

Os belíssimos vinhedos da região sul

Os belíssimos vinhedos da região sul

Sucesso da TV no final dos anos 90, a novela Terra Nostra mostrava um pouco de como foi a vida dos imigrantes italianos que chegaram ao Brasil no final do século XIX. No entanto, diferentemente dos personagens de Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda, que viviam do cultivo de café no interior de São Paulo, os imigrantes que foram um pouco mais para o sul do país tiveram o foco em outra atividade: a produção de vinhos. Uma produção que fez nascer a região que hoje conhecemos como o Vale dos Vinhedos, localizada bem ali entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

“Vinho? Sul? Humm, será que essa combinação é interessante para os turistas”? Claro que é! E principalmente durante a primavera.

Quer ver só? Então confira essa lista que fizemos com 3 motivos para você colocar o Vale dos vinhedos em sua lista de destinos para a primavera. Vamos lá!

Cenários europeus

O lindíssimo cenário dos Caminhos das Pedras - Crédito da foto: Germano Schüür

O lindíssimo cenário dos Caminhos das Pedras – Crédito da foto: Germano Schüür

Não é só durante o período da Oktoberfest que a região sul fica parecida com a Europa.

Com casas e ruas feitas com estilo europeu e muita cultura trazida do velho continente pelos imigrantes, as cidades do Vale dos Vinhedos lembram bastante os cenários que podemos ver na Itália e Alemanha. Duvida? Então procure saber como são os maravilhosos caminhos de pedra de Bento Gonçalves ou a rota da Maria Fumaça de Garibaldi.

Muitas flores e pouco gasto

Quem resolve ir durante as férias de janeiro para o Vale pode aproveitar a época de vindima, da colheita das uvas, e fazer um baita passeio pela área. Já quem vai no inverno aproveita o frio da região sul para pegar uma lareira e fazer os vinhos e espumantes descerem ainda melhor.

Agora, em ambos os casos, o passeio pode ficar um pouco mais caro já que são os momentos de alta temporada da região. Por isso, ir durante a primavera pode ser uma boa saída para conhecer as vinculas, se maravilhar com as flores que cercam as cidades e ainda pagar um pouco menos pela estadia.

Não é só de vinhos que vive o Vale dos Vinhedos

Piquenique no meio dos vinhedos - Crédito da foto: André Larentis

Piquenique no meio dos vinhedos – Crédito da foto: André Larentis

Claro que quem procura por um lugar com vinhedo no nome quer mais é aproveitar um bom vinho, certo? E com mais de 30 vinculas na região, o que não falta nesse Vale são bons vinhos. Mas não é só isso que você pode encontrar por lá.

Programas culturais

Quem conhece os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul também pode aproveitar algumas opções culturais bem interessantes como:

  • Memorial do Vinho e Casa do Filó
  • Atelier Refúgio da Colina
  • Engenho do Vale
  • Igrejas e capiteis

Programas gastronômicos

O que seria de um bom vinho sem uma boa comida para acompanhar?

  • Piquenique em meio aos vinhedos, na vinícola Vinhos Larentis
  • Bistrô da Vallontano Vinhos Nobres

Viu só como existem vários motivos para você conhecer o Vale dos Vinhedos (além, é claro, dos vinhos) durante a primavera? Então que tal dar um pulinho até lá?

Quer saber mais informações sobre esse destino e o que fazer na região? Então deixe a sua dúvida aqui mesmo nos comentários e nós teremos prazer em responder 🙂