Aproveite a Rota Romântica da região de Gramado

Com 14 cidades e muita influência alemã, a Rota Romântica, do sul do Brasil, é um ótimo destino para quem deseja curtir um pedacinho da Europa dentro país.

O estilozíssimo visual da Rota Romântica

O estilozíssimo visual da Rota Romântica


Inspirada na procuradíssima
Romantische Strasse, da Alemanha, a Rota Romântica da região sul do país (composta por cidades como Gramado, Canela e Nova Petrópolis) pode até não estar situada no velho continente, mas não fica devendo em nada no quesito charme e beleza para a original lá do outro lado do oceano. E é justamente essa dupla composta pelo charme e beleza que fazem desse roteiro um dos mais desejados pelos casais que buscam um bom lugar passar alguns dias ou até mesmo as férias.

Mas o quê exatamente o turista pode encontrar nessa rota? O que tem para fazer por lá e qual a melhor época do ano para visitar essa região? É o que veremos a seguir por aqui. Confira!

Conheça as cidades que fazem parte da Rota Romântica

Cravada entre o Vale do Sinos e o Planalto da Serra Gaúcha, a mais ou menos 40 Km de Porto Alegre, a Rota Romântica é um destino que hoje conta com mais de uma dezena de cidades, 17 mil leitos e 600 restaurantes prontos para receber os turistas que resolvem passar por lá em qualquer época do ano. Tudo isso divido entre os municípios de:

  • São Leopoldo
  • Novo Hamburgo
  • Estância Velha
  • Ivoti
  • Dois Irmãos
  • Morro Reuter
  • Santa Maria do Herval
  • Presidente Lucena
  • Linha Nova
  • Picada Café
  • Nova Petrópolis
  • Gramado
  • Canela
  • São Francisco de Paula

Lugares que trazem todo aquele ar das cidades europeias, além de uma maravilhosa gastronomia colonial e programas que agradam tanto os casais mais aventureiros quanto os mais tranquilos – algum desses programas nós já até listamos no post com 5 destinos imperdíveis para quem quiser conhecer de ônibus a Serra Gaúcha.

Agora, se você estiver com o foco maior na região de Gramado e quiser saber o que fazer por lá com a sua dupla no dia dos namorados, pode deixar que vamos te ajudar.

3 dicas do que fazer em Gramado no dia dos namorados

Sim, sim, nós sabemos que a dica principal do que fazer no dia dos namorados em Gramado é… namorar. Mas, tirando isso, existem lugares bem bacanas para você aproveitar por lá a dois. Veja só algumas dicas.

Per Voi

Um dos pratos disponíveis no Per Voi

Um dos pratos disponíveis no Per Voi

Considerado um dos melhores restaurantes italianos da região – alguns dizem que é o melhor – o Per Voi tem uma boa carta de vinhos e massas e carnes para todos os gostos.

MF Taberna e Biergarden

Preferem aproveitar para tomar uma boa cerveja e comer uns petiscos? Sem problemas! Então para vocês a dica é a MF Taberna e Biergarden, um lugar recheado de excelentes rótulos, muitos deles feitos ali mesmo na região de Gramado.

Estando por lá, aproveite para experimentar o mix de carnes com a Irish Red Ale MF – e tente descobrir o que a sigla MF quer dizer.

Otto Höppner

Para aqueles que querem manter o climinha do dia dos namorados a dica é o Otto Höppner, um restaurante com ambiente mais intimista e culinária alemã de qualidade (além, é claro, de também possuir uma vasta quantidade de vinhos no cardápio).

Mas e se não der para curtir o dia dos namorados em Gramado ou em nenhuma outra cidade da Rota Romântica/ Serra Gaúcha? Bem, aí o lance é conferir as outras épocas onde também vale a pena passar por lá.

Outras épocas do ano para conhecer a Rota Romântica

Neve no Brasil? Em Gramado às vezes acontece.

Neve no Brasil? Em Gramado às vezes acontece.

Por ser uma região de clima temperado (ficando sempre na média dos 15ºC), a melhor época para conhecer a Rota Romântica pode variar com o gosto pessoal de cada um. No entanto, existem pontos que podem ajudar na escolha de uma data para a viagem.

Final de Janeiro – Começo de Março: é uma das épocas onde a região fica mais quente, no entanto, é também quando as cidades ficam mais floridas e começa a colheita das uvas para a fabricação dos vinhos da região.

Junho – Agosto: por ser a época mais fria do ano, é quando existem mais chances de ver a neve cair em algumas cidades.

Romantische Strasse, a rota romântica da Alemanha

Würzburg , o pontapé inicial da Romantische Strasse, a rota romântica da Alemanha

Würzburg , o pontapé inicial da Romantische Strasse, a rota romântica da Alemanha

Gostou da dica da Rota Romântica da região sul do Brasil? Então aproveite para planejar também uma viagem até a versão original, com mais de 400 KM, situada entre as cidades de de Würzburg e Füssen, no Allgäu, todas na Alemanha. Um caminho com mais de 60 anos de idade e repleto de história e tradição – tradição que se reflete em boa parte das casas dessa área que ainda preserva o estilo arquitetônico do período medieval.

Com vários atrativos para se conhecer tanto a dois quanto com a família e os amigos, a Rota Romântica da região de Gramado é um dos destinos mais interessantes para quem procura aproveitar um pouquinho da culinária e tradição alemã sem precisar sair do Brasil. Portanto, se você se enquadra nesse exemplo, aproveite para conhecer tudo isso de perto.

Entre em contato agora mesmo com a gente aqui da IBR turismo, a melhor agência de turismo de Belo Horizonte, e programe agora mesmo o seu passeio pela Rota Romântica ou pela Serra Gaúcha. Envie um e-mail para ibr@ibrturismo.com.br ou ligue para (31) 3384-2490 ou (31) 3384-6263.