Conheça o lindíssimo Mont Saint Michel, na França

Saiba como (e quando) ir até o Mont Saint Michel, um dos maiores cartões postais da França

O belíssimo Monte Saint-Michel

O belíssimo Monte Saint-Michel

Construído por volta do século VIII, o Monte Saint-Michel é um dos destinos mais procurados por quem passa França com pelo menos umas duas semanas de tempo sobrando na bagagem.

E não é só por causa da sua robusta arquitetura medieval, ou do charme francês que lhe é dado. Nada disso. Mas vamos explicar um pouco melhor porque você não pode deixar de conferir essa maravilha europeia.

Vem com a gente.

O espetáculo das marés vivas

Durante a maré baixa, a estrutura rochosa onde está construída o mosteiro do Monte Saint-Michel fica à aproximadamente 18 km da beira-mar. Ou seja: tem muita areia separando o tal castelo do Atlântico.

No entanto, em épocas de marés altas, em períodos de luas cheia e lua nova, ocorre o aguardado espetáculo das marés vivas, que é quando, em questão de minutos, o mar sobe até cobrir o Monte, transformando o local em uma espécie de ilha até o dia seguinte.

Por isso o ideal para quem quer conhecer o local é ficar de olho na tábua das marés para saber se acontecerá o efeito da maré viva enquanto você estiver visitando o lugar.

Informações para quem deseja passar um dia em Monte Saint-Michel

A vista do monte durante a noite

A vista do monte durante a noite

Além desse (importante) detalhe das águas, é legal também saber o seguinte: a entrada no mosteiro é gratuita, como você pode conferir no site oficial.

Agora, se você quiser entrar no templo religioso, onde monges beneditinos celebram suas missas diárias, aí já é cobrado um passe no valor de 8 euros.

Para os que desejam passar a noite dentro do Monte Saint-Michel existem algumas opções de hotéis que cobram de 70 euros a diária a 200 euros, dependendo da época, claro — em resumo: se for na época da maré alta, se prepare para pagar mais caro.

Já no litoral, um pouco mais afastado, é perfeitamente normal encontrar acomodações por menos de 100 euros a diária, mesmo nos dias mais concorridos.

O trio Saint-Michel, Aigues-Mortes e Avinhão

A certificação de Avinhão, também na França

A certificação de Avinhão, também na França

Agora, o Monte Saint-Michel não é o único mosteiro que foi fortificado na França durante a idade média.

Também existem por ali o Aigues-Mortes, usado como ponto de reunião dos Cruzados rumo à Terra Santa e o Avinhão, sede alternativa da Cristandade entre os anos de 1309 e 1377, localizado mais ao sul do país.

Resquícios da II Guerra Mundial

Para quem tem curiosidade sobre as grandes guerras mundiais, também vale lembrar que o Monte fica perto da divisa da Normandia com a Bretanha, uma das regiões mais movimentadas da Segunda Guerra Mundial, que ainda é bastante lembrada por quem mora lá.

As ruas de Saint Michel

As ruas de Saint Michel

Como se fosse uma espécie de viagem no tempo, o passeio pelo Mont Saint Michel é o tipo de programa que fica guardado na memória para sempre e por isso, andar por aquelas ruas e escadarias de pedra pode ser a melhor pedida para quem sonha em fazer algo um pouco diferente durante uma viagem pela Europa.

Curtiu a ideia do Mont Saint Michel? Então veja com a gente aqui da IBR quanto ficaria uma viagem para lá 🙂

Envie seu e-mail ibr@ibrturismo.com.br ou, se preferir, ligue para um de nossos telefones – (31) 3384-2490 ou (31) 3384-6263.