Jericoacoara: um dos melhores destinos do nordeste

Com clima rústico e muitas belezas naturais, Jericoacoara é um dos melhores destinos do nordeste brasileiro

Até o começo da década de 90, se você perguntasse para alguma pessoa se ela já tinha ouvido em Jericoacoara, provavelmente a resposta seria “JericoaQUEM”? E não é por menos: fundado oficialmente em 1991 — data em que a energia elétrica chegou ao local —, esse pequeno município do noroeste do Ceará, mesmo sendo um dos cartões postais mais bonitos (e agora procurados) do Brasil, não fazia parte da rota turística aqui do país.

 

No entanto, bastou um artigo do famoso Washington Post falar sobre o lugar, para que todas as atenções voltassem para ele.

Mas o que é que tem de tão especial em Jericoacoara? Porque esse destino ficou tão famoso de uns anos para cá? É o que iremos descobrir aqui no post.

Confira!

Jericoacoara: uma verdadeira viagem até uma época mais simples

Se analisar o passado de Jericoacoara, verá que até 1952 a maioria das histórias que aconteciam por ali tinham a ver com alguns povos indígenas ou aventureiros que passavam pela região. Não havia nada que, de fato, simbolizasse ou marcasse o local. Foi aí que nesse ano o Capitão Jorge Leite da Silva resolveu construir o Farol de Jericoacoara, erguido a 120 metros do nível do mar. A primeira construção oficial do município.

No entanto, mesmo com a construção do farol e com a popularização do turismo no nordeste, que rolou ali na década de 70, Jericoacoara ainda passou por algumas décadas praticamente despercebido. Tanto que até o meio dos anos 80 não existia dinheiro circulando na cidade. Era tudo feito na base do escambo.

O antigo e pacato centro da cidade

O antigo e pacato centro da cidade

Quem resolvia visitar as praias e dormir por lá (muitos surfistas e hippies, por exemplo), não contava com alguma pousada ou casa. Tinha que dormir em redes armadas nas varandas dos casebres.

Porém, com a chegada da luz elétrica (que só foi acontecer totalmente em 1998) e com o decreto de criação do município, não levou muito tempo para que os turistas de todo o Brasil conhecessem as belíssimas atrações desse lugar, que ainda preserva bastante desse ar meio rústico de alguns anos atrás.

Passeio até a Lagoa Azul

Um dos pontos mais famosos de “Jeri” com certeza é a Lagoa Azul, uma lagoa de águas transparentes e areia fina onde o turista pode deitar em algumas redes colocadas por cima da água ou até dar uma volta de StandUp.

As redes "aquáticas" da Lagoa Azul

As redes “aquáticas” da Lagoa Azul

O tipo de lugar que não fica devendo em nada para outros destinos famosos do nordeste, como Itacaré.

Dunas e aulas de windsurf

Com mais de 30 metros de altura, as dunas de Jericoacoara são outro espetáculo à parte, principalmente para quem gosta de assistir à um belo pôr do sol, ou para quem resolver arriscar um pouco de surf de areia.  

O público esperando pelo pôr do sol

O público esperando pelo pôr do sol

De quebra ainda vale lembrar que o que não falta na cidade são passeios de bugue pelas dunas onde o turista pode aproveitar com mais uma ou até 3 pessoas. Passeios esses onde, no final, o guia pode levar o grupo até algumas das praias, perfeitas para a prática de windsurf (bem comum na região).

A noite em Jericoacoara

Forró, caipirinha e peixe é o que não falta na noite de Jericoacoara, que acontece em boa parte ali na pracinha do centro da cidade, onde bares e restaurantes oferecem o melhor para os turistas.

A famosa Pedra Furada

Considerado o maior cartão-postal da cidade, a Pedra Furada fica à pouco mais de 30 minutos do centro da cidade e pode ser acessada por uma caminhadinha rápida pela praia. Agora vale uma dica por aqui: quem visita o local em junho ainda tem a chance de conferir o único período onde o sol se põe rente ao furo da tal pedra.

Aquele momento perfeito para tirar algumas fotos.

A belíssima Pedra Furada de Jericoacoara

A belíssima Pedra Furada de Jericoacoara

Com várias belezas naturais e um tipo de vibe que agrada bastante os turistas que preferem lugares mais simples, Jericoacoara é um dos destinos mais interessantes do nordeste do Brasil. E por isso mesmo, vale a pena visitar essa maravilha o quanto antes.

Ficou afim de conhecer Jericoacoara? Então confira alguns dos pacotes que temos para esse lugar. Envie agora mesmo um e-mail para ibr@ibrturismo.com.br ou ligue para um de nossos telefones – (31) 3384-2490 ou (31) 3384-6263 – e faça o seu orçamento com a gente.