Viagem para Porto Seguro: o que dá para fazer com 6 dias por lá

Descolou 6 dias de folga? Então confira as melhores praias de Porto Seguro que você pode aproveitar com esse tempo livre.

11 milhões: esse é o número aproximado de turistas que visitam por ano o estado da Bahia. Agora, sabe qual o destino de boa parte dessa turma que vai por lá? Porto Seguro, a cidade responsável por receber pelo menos 10% de todo esse povo. E atrás de quê exatamente vai essa turma que ano após ano não deixa de marcar a sua viagem para Porto Seguro? É o que iremos descobrir nesse post onde também aproveitaremos para fazer uma espécie de roteiro para quem está querendo aproveitar aqueles 6 dias de folga do trabalho para pegar um pouco de sol e mar no litoral do Nordeste.


Confira!

Dia 1: Praia de Taperapuã e Santo André

A procurada praia de Taperapuã - créditos da foto: Blue Velvet

A procurada praia de Taperapuã – créditos da foto: Blue Velvet

Ir em Porto Seguro e não conhecer a praia de Taperapuã é quase como não ir para Porto Seguro – principalmente se você estiver atrás de azaração. Tanto que é nessa praia que ficam as mega famosas barracas do Axé Moi, Vira-Sol e Barramares.

Outra opção para o turista é partir rumo à Santo André e a Ilha dos Aquários, alguns dos destinos mais reservados dessa região.

Para isso, basta pegar um ônibus para Santa Cruz Cabrália. Chegando lá, atravesse a balsa e pegue o ônibus para chegar à praia de Santo André, onde existem diversos atrativos para os visitantes, incluindo um belíssimo encontro do rio com o mar.
Na volta para Porto Seguro é possível ainda conhecer a Ilha dos Aquários e a Ilha dos doces, onde são feitos rapaduras, geleias e balas dos mais variados estilos.

A noite: Curtiu a praia durante o dia? Maravilha! Então para manter o pique, não esqueça de dar aquela passada na Passarela do Álcool a noite para continuar com a curtição no máximo.

Dia 2: Praia de Itacimirim

A ondas de Itacimirim - créditos da foto: Helmut

A ondas de Itacimirim – créditos da foto: Helmut

Um pouco mais distante do centro da cidade fica essa praia que é considerada um dos principais cartões postais de quem resolve fazer uma viagem para Porto Seguro. E não é por menos: recheada com barraquinhas – todas com o devido Axé nas caixas de som -, durante a maré baixa Itacimirim ainda acerta no ponto por causa das maravilhosas piscinas naturais que formam por lá.

Dia 3: Mutá e Caraíva

praia-de-muta

Que tal sair um pouco do batidão e aproveitar uma belíssima praia com piscinas naturais de águas clarinhas e rodeadas por pequenos peixes? Isso é possível em Mutá, um paraíso (quase) escondido há 10 quilômetros do centrão de Porto.

Outra opção mais light para o terceiro dia é conhecer a cidade de Caraíva, um local rodeado pelo rio de mesmo nome e por uma reserva de índios pataxós onde é possível tomar banho de sol, de mar e até de rio (além de aproveitar o forró que acontece por lá todas as noites).

Dia 4: Arraial d’Ajuda

arraial-dajuda

Durante muito tempo, para chegar até Arraial d’Ajuda era preciso atravessar o rio Buranhém (que separa o distrito da região de Porto Seguro) de barca. No entanto, hoje a coisa mudou de figura e já é possível conhecer essa beleza de lugar mais facilmente.

Por isso, já que o acesso é fácil para todos, quem desejar um pouco mais de tranquilidade deve focar na praia do Taípe, a mais calma de todas da região.

Em Arraial d’Ajuda também é possível fazer um passeio de observação das baleias jubarte. Funciona assim: todos os anos, no mês de julho, elas migram das águas geladas de regiões subantárticas para o litoral sul da Bahia a fim de se reproduzir ou amamentar os filhotes concebidos no ano anterior. Algo que acaba gerando um baita espetáculo para os turistas.

A noite: Deseja ir em um lugar bacana (bacana mesmo!) e que nem todo mundo conhece em Arraial? Então cole na La Espanhola, um restaurante especializado em frutos do mar, pizzas e sucos naturais, mas que também não dispensa aquela cervejinha e, claro, todos os tipos de cartões na hora do pagamento.

E para não ficar perdido por lá, confira o endereço:

Rua do Mucugê, nº 562 – Arraial d’Ajuda

Porto Seguro/BA

Fone: (73) 8876-3812

Dia 5: Recife de Fora e Jaqueira

O Parque Marinho de Recife de Fora - créditos da foto: K P

O Parque Marinho de Recife de Fora – créditos da foto: K P

Antes de terminar seus dias em Porto Seguro, aproveite para conhecer esse parque marinho (protegido por uma lei municipal) que é considerado um dos melhores lugares para a prática de mergulho na região de Porto Seguro. Um canto do mar onde é possível nadar ao lado de peixes dourados, tartarugas marinhas e moluscos.

Outra dica para o penúltimo dia de viagem é aproveitar para conhecer a reserva indígena da Jaqueira, com  cerca de 30 famílias pataxó, onde é possível fazer trilha na mata, pintura corporal, comprar artesanato, ter uma aulinha de arco e flecha, aprender as propriedades medicinais de cada planta da horta, degustar peixe preparado na folha da patioba com farinha de puba e participar do Awê, ritual de confraternização que bota todo mundo para dançar em círculo dentro de uma choupana

Dia 6: Trancoso

9480886520_efbc2c93b5_h

O belíssimo visual de Trancoso – créditos da foto: Alejandro Galindo

Por fim, se você quiser aproveitar o último dos 6 dias descansando e curtindo uma praia numa boa, a ideia é zarpar para Trancoso, um pequeno povoado que comporta ao mesmo tempo que quer relaxar (na praia de Ponta de Itaquena) quanto quem quer curtir ao máximo essa despedida da Bahia (na praia de Rio Verde).

Viu só como dá para curtir bastante em uma resumida viagem de 6 dias por Porto Seguro? Pois agora que você já sabe o que fazer naquela cidade, que tal ir curtir esse lugar com a gente?

Acesse agora mesmo o nosso site e confira as nossas promoções de pacotes de viagem de Belo Horizonte para Porto Seguro.