Livros para ler na viagem: Na natureza Selvagem

Procurando um bom livro para ler na viagem? Então não deixe de conferir "Na natureza selvagem", a obra que inspirou o cultuado filme de 2007.

livro-na-natureza-selvagem

Em 1996 o jornalista Jon Krakauer percorreu algumas dezenas de estradas e cidades através do sul e o norte dos Estados Unidos atrás de tentar entender o que motivou Christopher McCandless, um jovem universitário de classe média alta, a largar toda a sua vida de conforto para trás afim de encarar uma perigosa aventura até o Alasca, lugar onde ele acabaria morrendo de fome e frio. Uma história que Krakauer contou de maneira espetacular tanto no artigo Death of an Innocent como também no livro Na natureza Selvagem, uma obra que acabou sendo adaptada para os cinemas em 2007.

E como o nosso papo aqui é sobre turismo, nada melhor do que  indicar esse que é um excelente livro para você ler na sua próxima viagem com a gente, certo? Então, se quiser saber porque Na natureza Selvagem é tão bacana assim, basta conferir esse nosso post de hoje. Vamos lá!

Isolamento e autoconhecimento

Muitas pessoas que só assistiram ao filme Na natureza selvagem costumam não entender muito bem o que levaria um jovem como McCandless a partir em busca de algo tão perigoso como o que ele buscou no Alasca. No entanto, ao contrário do que vemos nessa cultuada produção, no livro de Krakauer o autor busca ir mais à fundo na história tentando imaginar o que faz com que todos os anos milhares de pessoas tentem embarcar em aventuras tão ou até mais perigosas que essa do jovem norte-americano. E de fato, ele até consegue encontrar algumas respostas para tudo isso.

De acordo com o que diz o escritor, não é de hoje que o homem tenta ultrapassar seus limites e se conectar de forma mais direta com a natureza. Algo que normalmente só acontece quando ele vai para lugares mais isolados e até perigosos, longe do conforto e segurança das cidades – e que o autor conferiu bem de perto em uma escalada ao Everest que deu bastante errado e acabou sendo documentada em seu livro No ar rarefeito, de 1997.

Tendo isso em mente, não é difícil entender porque tanta gente continuam se aventurando em montanhas altíssimas, mares perigosos e, claro, trilhas como a Stampede Trail, a mesma que foi percorrida por McCandless .

Conhecendo a Stampede Trail

Cena do filme Na natureza selvagem onde vemos o jovem McCandless acampando durante o inverno na Stampede Trail

Bem mais sinalizada e segura do que na época em que ocorreram os eventos de Na natureza Selvagem, a Stampede Trail de hoje dificilmente contaria histórias tão dramáticas quanto a que podemos ver no livro e no filme. Tanto que existe até mesmo um site (www.stampedetrail.info) onde é possível encontrar informações sobre o que fazer por lá, como chegar e onde acampar no lugar – e até mesmo como ver de perto o famoso “ônibus mágico” onde McCandless morou por algumas semanas. O que não quer dizer que ainda não existam pessoas que se metam em enrascadas naquela região.

De acordo com o artigo The Chris McCandless Obsession Problem, da revista Outside – a mesma onde Krakauer publicou seu texto de 96 – só em 2013 diversos turistas acabaram se perdendo ou se machucando pela trilha de maneira que precisaram ser resgatados por guardas florestais. Isso tudo mesmo contando com toda a facilidade dos GPS, computadores e equipamentos modernos.

 

Bem, por fim, o fato é que o livro Na natureza selvagem com suas 214 páginas é uma excelente leitura que, além de fazer um estudo sobre alguns de nossos mais antigos comportamentos, também mostra como nem sempre é interessante enfrentar alguns desafios da natureza. O que não faz com que não possamos contemplá-los de longe, com segurança e conforto, não é mesmo?

Curtiu essa dica? Diga aí nos comentários o que achou e aproveite para contar aí nos comentários qual é o livro que você leu em sua última viagem.