Viagem para Aparecida: tudo que você precisa saber

Atraindo milhões de turistas (e fiéis) todos os anos, a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, é um dos destinos mais procurados do Brasil

Inaugurada logo no comecinho dos anos 80, a Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, no estado de São Paulo, é até hoje o segundo maior do mundo tempo católico do mundo, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Algo que faz com que mais de 9 milhões de turistas passem por este local todos os anos.

No entanto é sempre bom lembrar: não é só isso que tem para conferir em uma viagem para Aparecida. Duvida? Então confira o nosso post e saiba mais sobre a cidade, o santuário, e qual a melhor época para conhecer tudo isso.

Outros destinos para conhecer em Aparecida

Passarela da Fé

Com vários destinos voltados para a fé cristã, a cidade de Aparecida tem muito mais a oferecer do que apenas o passeio à sua famosa basílica. Entre eles podemos destacar por aqui:

  • Morro do Cruzeiro — é aqui que acontece em todas as sextas-feiras da Quaresma, a tradicional Via Sacra de Aparecida.
  • Passarela da Fé — com 389 metros de comprimento e 35 metros de altura, a passarela, inaugurada em 1972, liga a Matriz Basílica ao Santuário Nacional de Aparecida.
  • Teleférico — quer subir até o morro de Cruzeiro de uma forma mais fácil? Então pegue um teleférico e aproveite para conferir a paisagem da cidade lá de cima.
  • Capela das Velas — muitos turistas consideram este lugar dedicado às orações como sendo o mais bonito de toda a cidade, por isso, vale a pena conferir quando passar por lá.

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Conhecida por ter recebido por duas vezes a Rosa de Ouro, uma das mais antigas e nobres condecorações papais, a basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi construída sobre o Morro das Pitas e abriga desde a sua inauguração uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, que se tornou a padroeira do Brasil.

Muitos acreditam que no ano de 1717, três pescadores encontraram esta imagem no Rio Paraíba do Sul e que ela foi a responsável por levar um número impressionante de peixes para os barcos destes trabalhadores que, até então, não haviam encontrado muita coisa naquele rio.

Hoje, no Santuário, são realizadas diversas missas em pequenos oratórios (uma vez que a nave central da basílica só consegue ficar realmente lotada por uma ou duas vezes no ano), além de visitas à imagem da santa e ao museu da Sala dos Milagres.

Melhor época para ir em Aparecida

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida - velas

Com menos excursões do que durante os feriados religiosos, os dias de semana são os mais tranquilos para quem deseja visitar Aparecida sem muita correria. No entanto, é no dia 12 de outubro que acontecem os eventos mais aguardados da cidade e, por isso, se a ideia for aproveitar melhor o lado espiritual da cidade, talvez esta seja a melhor época para o seu passeio.

Como você viu por aqui, existem muitos programas para se fazer em Aparecida, mas, claro, nenhum deles maior do que a visita à Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Algo que você pode fazer agora mesmo com ajuda da gente aqui da IBR turismo.

Envie um e-mail para ibr@ibrturismo.com.br ou ligue para (31) 3384-2490 ou (31) 3384-6263 e confira os nossos preços e pacotes de viagem para Aparecida.