De ônibus pela Serra Gaúcha: conheça 5 destinos imperdíveis

Procurando um roteiro para fazer de ônibus pela Serra Gaúcha? Então confira essa lista que fizemos com o melhor que você pode encontrar por lá.

A vista do estonteante vale do Parque Nacional de Aparados da Serra

Cidades com arquitetura europeia, temperaturas que podem ficar abaixo de zero e uma gastronomia que mistura o melhor da culinária alemã e italiana com pitadas de brasilidade. Sim, estamos nos referindo à famosa Serra Gaúcha, ou melhor, alguns dos destinos que você pode atravessar até mesmo de ônibus pela Serra Gaúcha.

E se você ainda estiver pensando se vale ou não a pena separar alguns dias de folga para conhecer esse estilozíssimo pedaço do Brasil, se prepare, porque iremos te convencer rapidinho com essa lista de 5 destinos que você não pode deixar de conferir por lá nesse inverno.

Quer saber quais são elas? Então confira!

Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves

Os barris da vinícola Salton

Os barris da vinícola Salton

Dizem que desde o ano de 1839 já havia agricultores interessados em cultivar alguns tipos de uvas na região que hoje conhecemos como Bento Gonçalves, a Capital Brasileira do Vinho. No entanto, foi apenas em 1890 que a fruta de fato começou a ser usada para a produção do produto mais famoso do lugar.  

Hoje, mais de um século depois, a bebida não apenas serve como um tipo de “cartão postal” da cidade como também é responsável por toda a sua economia. Por isso, se passar de ônibus por lá, não deixe de conferir as seguintes vinícolas gaúchas:

  • Vinícola Salton
  • Miolo
  • Casa Valduga
  • Dal Pizzol

Festival Internacional de Folclore – Nova Petrópolis

A cultura europeia nas ruas da cidade - Créditos da foto: Diego da Rosa

A cultura europeia nas ruas da cidade – Créditos da foto: Diego da Rosa

Conhecida também como o Jardim da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis é uma cidade que faz parte da recém inaugurada Rota Romântica, uma espécie de estrada que atravessa diversos municípios do Vale do Sinos até o Planalto da Serra Gaúcha. E porque Nova Petrópolis faz parte dessa rota? Simples: tanto por causa do seu clima bucólico (acentuado com temperaturas que podem ficar abaixo de zero no inverno), quanto por sua ruas lotadas de flores e aquela arquitetura típica europeia que tanto gostamos de ver.

Ah, e por falar em europeus, não podemos deixar de dar aqui a dica para você conferir o Festival Internacional de Folclore, um evento que chega a sua 44a edição esse ano e traz o melhor da cultura dos imigrantes que compuseram a região.

Parque Nacional de Aparados da Serra – Cambará do Sul

O impressionante visual do Parque Nacional de Aparados da Serra – Crédito da foto: Márcio Saturnino

Recheado de cânions, cachoeiras e paredões rochosos com mais de 900m de altura, o Parque Nacional de Aparados da Serra é um prato cheio para quem gosta de ecoturismo e adora colocar os pés no chão, já que, além de todos os atrativos naturais, o lugar é repleto de trilhas (muito bem sinalizadas) para a prática de trekking ou mountain bike.

Parque do Caracol – Canela

A cascata, o elevador panorâmico e o começo da tirolesa - Créditos da foto: jfmedeiros

A cascata, o elevador panorâmico e o começo da tirolesa – Créditos da foto: jfmedeiros

Bem ao lado da cidade de Gramado, o Parque do Caracol, cravado no município de Canela, é um espetáculo a parte. Isso porque, além de contar com o visual de mais de 130m da cascata do Caracol, ele ainda conta com atividades como tirolesas, elevador panorâmico, pequenas trilhas colocadas no meio da mata atlântica e um pequeno museu de história natural.

Um ótimo passeio para toda a família.

Snowland – Gramado


Bem, que Gramado é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil você já sabe. E que a cidade também é famosa por causa de suas excelentes fábricas de chocolate – que já demos como dica aqui no blog – também não é nenhuma novidade. Agora, o que nem todo tem ideia, é que Gramado também é a única cidade brasileira que conta com um parque indoor de neve!

É isso aí! Além de trazer toda aquela beleza e gastronomia típica da região, esse pequeno município também abriga o novíssimo Snowland, um parque gelado com montanhas de neve de verdade e um visual que faz o visitante ser transportado para aqueles pequenos vilarejos da Europa.

Viu só a quantidade de programas que você pode aproveitar para fazer enquanto percorre de  ônibus pela Serra Gaúcha? Pois então nada de deixar esse passeio para depois: entre em contato agora mesmo com a IBR turismo e saiba mais sobre os nossos pacotes turísticos para essa região. Envie um e-mail para ibr@ibrturismo.com.br ou ligue para (31) 3384-2490 ou (31) 3384-6263.